A visitar

Um vasto património religioso e militar, bem como paisagens verdes, pessoas simples e acolhedoras fazem desta região um local privilegiado para desligar da sua rotina, saborear boa comida regional e usufruir de ar puro e tranquilidade.

Um pouco de História

Portugal foi alvo de três invasões perpetradas pelos Franceses: em Novembro de 1807 (início da primeira invasão comandada pelo general Junot), em Março de 1809 (segunda invasão comandada pelo general Soult, e em Junho de 1810 (terceira invasão comandada pelo marechal Massena).

Estes sucessivos ataques degradaram as condições de vida no nosso País que contou com o apoio dos aliados Ingleses para pôr fim a estes ataques.

As Linhas de Torres Vedras foram um sistema militar defensivo, erguido a norte de Lisboa, entre 1809 e 1810.

Quando concluído contava com 152 obras militares, armadas com 600 peças de artilharia e defendidas por cerca de 140.000 homens, tornando-se no sistema de defesa mais eficaz, mas também o mais barato da história militar.

Frente a elas decorreram, em outubro 1810, os combates de Sobral, Dois Portos e de Seramena. Estes confrontos decisivos, entre as tropas francesas e o exército anglo-luso, foram também os mais curtos e menos sangrentos desde que o exército napoleónico invadiu Portugal.


O que visitar:

Forte de Alqueidão

Serra do Socorro

Centro de interpretação das linhas de Torres